Voltar Atrás

Formação de Eletricidade no meu Portefólio Reflexivo de Aprendizagem

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formadores: Cassiano Galego, Susana Félix, Fernanda Alegria, Fernando Ferreira e Corália Rocha

Data: 12/Agosto/2002

Áreas de Formação: Instalações Elétricas, Telefónicas, de Televisão e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais

Denominações/Códigos: UC1, UC2, UC3 e UC4

Curso: EFA - Curso de Eletricidade de Instalações - Cruz de Pau

 

O que Aprendi

 

UC1

- Instalações elétricas de iluminação e climatização.

• Instalação a cabo, a tubo e a calha técnica.

• Execução de trabalhos em metalomecânica.

• Instalação de uma coluna montante e entrada.

• Desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

 

UC2

- Instalações elétricas de força motriz.

• Execução de circuitos de comandos e controlo.

• Ensaio de máquinas elétricas.

• Instalação e montagem de máquinas elétricas.

• Comunicação oral e escrita.

 

UC3

- Instalações de sinalização, intercomunicação e proteção contra descargas atmosféricas.

• Instalação de sistemas de sinalização e de intercomunicação.

• Montagem de antenas de TV e respetiva ligação à televisão.

• Instalação de um sistema de pára-raios.

 

UC4

- Instalações telefónicas de assinantes.

• Instalações telefónicas de rede de tubos e cabos.

• Instalação coletiva de uma infraestrutura telefónica.

• Técnicas de procura de emprego.

 

Como Aprendi

 

- Exposição oral dos Formadores.

- Trabalhos Práticos.

- Projecção de Documentos.

- Pesquisas na internet.

- Outras Propostas de trabalho.

- Debates entre os colegas de curso, sobre os temas abordados.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti muitas dificuldades na parte prática deste Curso de Eletricidade de Instalações, porque já tinha trabalhado anteriormente como Ajudante e Pré-oficial de Eletricista.

Senti algumas dificuldades em aprender todos os conceitos teóricos, que procurei ultrapassar com empenho e mais estudo.

 

Reflexão

 


Apesar de já saber um pouco sobre estes Temas abordados nestas UCs (Unidades de Competências) devido ao facto de já ter trabalhado anteriormente como Ajudante e Pré-oficial de Eletricista, aprofundei mais os meus conhecimentos sobre como efetuar diversos cálculos para Voltagens, Amperagens, Resistências e Potências da Eletricidade Contínua e/ou Alternada e, as várias Simbologias da Eletricidade!

Microsoft Word

 

Também aprendi que os cabos que conduzem a Eletricidade podem sobreaquecer, se não forem respeitadas as dimensões (Secções) dos mesmos, seja para uma Baixada (Ligação entre a Rede Elétrica Exterior e uma Casa/Apartamento), seja para um Circuito de Tomadas ou para um Circuito de Iluminação e, para isso utilizamos sobretudo as Leis de Ohm e de Joule!

 

Gostei muito de ter trabalhado na parte prática, dentro de uma cabine individual, onde fiz várias instalações de Tomadas, Iluminação, Climatização, Automatismos, Sinalização, Intercomunicação, Pára-raios e, uma série de outras instalações, seja em Monofásico ou em Trifásico!

 

Cada um na sua cabine, fizemos instalações de Telefone, de Televisão, instalações Elétricas para Motores Trifásicos e Monofásicos, Geradores Elétricos e, outras instalações de Quadros para Comandos ou para Disjuntores Elétricos, etc...!

 

Nestas unidades de formação estudei os diversos Dispositivos utilizados na Eletricidade, conheci os Tipos de Problemas que podem ocorrer numa instalação Elétrica e os Cuidados a ter na sua Prevenção, estudei os elementos de Proteção utilizados numa instalação Elétrica!

 

Este Curso conferiu-me as Competências de Profissional Qualificado, que de forma Autónoma e no Respeito das Normas de Segurança e Higiene, posso executar Instalações em Edificações, bem como o Controlo, a Colocação em Serviço e a Manutenção dos Dispositivos dos Aparelhos Elétricos, Eletrónicos e de Telecomunicações, nomeadamente em: Instalações Elétricas de Iluminação e Climatização, Instalações Elétricas de Força Motriz, Instalações de Sinalizaqção, Intercomunicação e Proteção contra Descargas Atmosféricas, Instalações de Sistemas de Televisão e Instalações Telefónicas de Assinante, entre muitas outras!

Fórmulas da Lei de Ohm

 

Ao mesmo tempo que frequentei este Curso com uma carga horária de 1.225 Horas no total, também frequentei o RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), onde adquiri a equivalência ao 9º ano de escolaridade, que me permitiu mais tarde, frequentar o Curso de Técnico de Instalação de Sistemas Solares Térmicos!

 

Depois das Partes teórica e prática deste Curso, fiz o estágio na empresa SEPS, LDA., com Sede na Cruz de Pau, onde continuei a trabalhar por muito mais tempo do que os 3 meses do estágio, uma Empresa especializada em Ar-Condicionado e Manutenção de Piscinas Olímpicas, que gostei muito de fazer e, onde aprendi ainda mais sobre a Eletricidade e respetivas instalações!

 

Claro que todos os conhecimentos apreendidos ou abordados, mesmo os que eu já conhecia, são fundamentais para o meu crescimento pessoal e profissional, seja como Eletricista ou seja como Técnico de Instalação de Sistemas Solares Térmicos, ou mesmo em outra profissão nova ou anteriormente já exercida!

 

Depois de todo este tempo após esta formação, infelizmente perdi alguns documentos que elaborei, mas todos os que ainda tenho, alguns incompletos, estão dentro do Arquivo ZIP que vos deixo para Download (Baixar) e respetiva consulta!

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Conceitos Básicos de Eletricidade.ppsx

Electricidade.ppsx

Eletricidade e Segurança.ppsx

Simbologia Elétrica.pdf

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora