Voltar Atrás

Reflexão da CP-4(b) - Cidadania e Profissionalidade

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formadora: Cristina Leite

Data: 27/Novembro/2011

Área de Formação: Processos Identitários

Denominação/Código: CP-4

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

DR 2

- Relações Interpessoais.

- Manifestações de Intolerância no Mundo Laboral.

- Multiculturalismo.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados neste DR 2 (Domínio de Referência).

 

DR 4

- Património Local.

- Património da UNESCO.

-Respeito e Solidariedade entre Identidades Culturais Distintas.

- Entre outros temas e subtemas abordados.

 

Como Aprendi

 

- Exposição oral da Formadora.

- Visionamento do Filme (Filadélfia).

- Propostas de Trabalho.

- Pesquisas na Internet.

- Debates entre os colegas de curso, sobre os temas abordados nestes DR 2 e DR 4.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti muitas dificuldades nestes Domínios de Referência (DR2) e (DR4), dados pela formadora Cristina Leite, visto abordar temas que eu já conhecia um pouco.

 

Reflexão

 


Na área de formação de Cidadania e Profissionalidade, na Unidade de Competências Processos Identitários, abordamos os temas, as Relações Interpessoais, as Manifestações de Intolerância no Conteúdo Laboral, o Multiculturalismo, o Património da Unesco, o Património Local, o Respeito e Solidariedade entre Identidades Culturais Distintas, entre outros.

 

Começamos esta Unidade pelo DR2, visionando o filme intitulado (Filadélfia), que tinha como temática, as manifestações de intolerância no local de trabalho e vi a vida profissional de Andrew Beckett, (protagonista do filme), onde retirei a informação das injustiças e da discriminação no mundo laboral, como se deve lutar conta essas injustiças, os diferentes tipos de discriminação laboral e onde poderemos nos basear para nos defendermos contra essas mesmas injustiças, judicialmente se necessário.

 

Depois, com pesquisas na internet, fiquei a conhecer melhor um país diferente do meu e elaborei um documento sobre a cultura da Índia, muito diferente da nossa, as tradições, a gastronomia, danças, religião, fauna e flora, história, arquitectura, sistema de castas, trajes clássicos, economia, ciência, cinema, entre outros subtemas, abordando o tema do multiculturalismo.

 

No DR4, depois de fazer pesquisas na internet, elaborei um documento sobre o património da UNESCO, descrevendo o Taj Mahal, situado na Índia, próximo à cidade de Agra, como a maior prova de amor alguma vez foi feita por um amante, mas também, como um monumento de extrema beleza, digno de ser visitado por qualquer uma pessoa.

 

Sobre o património Local e, também com pesquisas na internet, descobri a história, a lenda, entre outros subtemas sobre o castelo da Sertã e também elaborei um documento sobre o mesmo castelo.

 

Vi ainda que é muito importante, o respeito e a solidariedade entre identidades culturais diferentes, porque desse modo, evitamos guerras e outras quezílias que porventura possam surgir, na relação entre culturas distintas.

 

Gostei muito desta Unidade de Competências, devido a ter que resumir e muito, as informações recolhidas, sobretudo para o trabalho sobre a Índia no DR2 e para o trabalho sobre o Taj Mahal no DR4, dando-me bastante trabalho, mas com isso, acho que aprendi bastante mais sobre os mesmos.

 

A formadora Cristina Leite, com apenas 25 horas destinadas a esta UC (Unidade de Competências), com a vasta matéria a dar sobre estes temas, com os documentos fornecidos, os trabalhos práticos, etc., ainda assim, tentou sempre manter a nossa atenção, deixando inclusivamente tempo disponível para o debate entre os formandos, sobre as temáticas abordadas.

 

Em conclusão, considero no entanto que é muita matéria a dar para tão pouco tempo disponível, mas, acho que entendi bem e tudo me correu bastante bem até ao final desta Unidade.

 

A formadora Cristina Leite, considero que alcançou os objectivos pretendidos sobre esta matéria, mesmo com um horário reduzido e se é que posso ou devo dar a minha avaliação à formadora, então, tem a nota máxima da minha parte.

 

Para melhorar esta UC, acho que deveria e bastaria ser aumentada substancialmente a carga horária da mesma.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

A Cultura da Índia - Paulo Silva.docx

Manifestações de Intolerância no Local de Trabalho - Paulo Silva.docx

Património da UNESCO - Paulo Silva.docx

Património Local - Paulo Silva.docx

Reflexão da CP 4 - P. I. - C.L. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora