Voltar Atrás

Reflexão da CLC-LEC - Cultura, Língua e Comunicação

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formadora: Dina Branco

Data: 17/Maio/2012

Área de Formação: Língua Estrangeira - Continuação - Inglês

Denominação/Código: CLC-LEC

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

CLC-LEC

- Conteúdos Temáticos.

• Biografia.

• Férias.

• Cidade.

• Direcções.

- Conteúdos Gramaticais.

• "past simple tense" dos verbos "to be and there to be".

• Verbos regulares e irregulares.

• Revisão de pronomes, pessoais e possessivos.

• Preposições de lugar e movimento.

- Entre outros temas e/ou subtemas, que foram abordados.

 

Como Aprendi

 

- Explicações da Formadora.

- Leitura de textos em inglês.

- Fichas/Propostas de Trabalho.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e troca de experiências entre os Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Senti algumas dificuldades, nesta UC, (Unidade de Competências), devido ao facto de nunca ter dado inglês anteriormente, seja nas escolas ou em cursos que frequentei, mas penso que consegui ultrapassar a mesma satisfatoriamente, com o apoio da formadora Dina Branco.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar da Unidade de Competências CLC-LEC – Cultura, Língua e Comunicação – Língua Estrangeira – Continuação (Inglês), com uma carga horária de 50 horas, abordámos diferentes e variadas temáticas, já referidas anteriormente e que desenvolvo de uma forma resumida, no seguimento deste texto.

 

Começámos por abordar em conteúdos temáticos, a biografia, as férias, a cidade e as direcções, que depois desenvolvemos em fichas/propostas de trabalho fornecidas pela formadora, escrevendo o nome das cidades em inglês, assim como, moradas, biografia, férias, direcções, etc...

 

Seguidamente, abordámos em conteúdos gramaticais, o "past simple tense" dos verbos "to be and there to be", os verbos regulares e irregulares, a revisão de pronomes, pessoais e possessivos e as preposições de lugar e movimento que também desenvolvemos posteriormente em propostas de trabalho.

 

Vimos que por exemplo, no verbo “to be”, e na primeira pessoa do singular, escrevemos na afirmativa “I was”, na negativa “I Wasn’t” e na interrogativa “Was I?”.

 

No verbo “to have”, com o auxiliar “do”, escrevemos na afirmativa e na primeira pessoa do singular “I had”, na negativa “I didn’thave” e na interrogativa “Did I have?”.

 

Vimos ainda que apenas os verbos “to be” e “to have got”, não necessitam do auxiliar “do”, todos os outros necessitam dele.

 

Quanto aos verbos regulares, vimos que são aqueles que se enunciam juntando, conforme as situações, “ed” ou apenas “d” e nos irregulares, como por exemplo no verbo “do”, em que no “infinitive” escrevemos “do”, no “past simple”, escrevemos “did” e no “past participle”, escrevemos “done” e ficámos a saber construir frases com estes verbos bem conjugados.

 

De resto, continuámos a exercitar conteúdos da unidade anterior, incluindo os conteúdos desta unidade, de uma forma mais abrangente.

 

O Inglês é muito útil pois é a língua que se encontra em tudo o que é informatizado, é útil num supermercado, para ver um simples filme na televisão, para facilitar o diálogo com turistas, ou para concorrer a uma oferta de emprego em alguma empresa sediada no estrangeiro.

 

Em conclusão, acho que será uma mais-valia, tudo o que aprendi nesta unidade de competências no meu futuro como profissional, uma vez que é a língua mais falada em todo o mundo, tal como mencionei na reflexão da unidade anterior.

 

Com a ajuda da formadora Dina Branco, a realização das fichas/propostas de trabalho, leitura de textos em inglês, debates e esforço da minha parte, consegui mais uma vez, superar as dificuldades sentidas durante as 50 horas destinadas a esta Unidade de Competências.

 

Para melhorar esta Unidade de Competências, acho que deveria ser aumentada a carga horária da mesma, tal como na unidade anterior, visto ser uma matéria de muita importância, na vida de um trabalhador/empregador, ou no meu caso, um futuro Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos, espero eu.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Ficha de Avaliação de CLC-LEC-I - Paulo Silva.pdf

Reflexão da CLC - L.E.C. - I. - D.B. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora