Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-5311 - Metrologia - Técnicas e Instrumentos

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formadora: Telma Matos

Data: 2/Novembro/2011

Área de Formação: Metrologia - Técnicas e Instrumentos

Denominação/Código: UFCD-5311

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-5311

- Medição.

• Tipos de Medição.

- Direta.

- Indireta.

- Por Estimativa.

• Erros de Medição.

- Origem dos Erros.

- Erro Absoluto.

- Erro Relativo.

- Verificação.

- Sistemas de Medida.

• Unidades Fundamentais.

• Unidades Derivadas.

• Unidades S.I. (Sistema Internacional).

- Múltiplos e Submúltiplos das Unidades S.I. (Sistema Internacional).

• Múltiplos S.I. (Sistema Internacional).

• Submúltiplos S.I. (Sistema Internacional).

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações da Formadora.

- Várias Fichas de Trabalho.

- Fotocópias.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti grandes dificuldades, durante esta UFCD – (Unidade de Formação de Curta Duração), porque tudo me correu muito bem até ao final da mesma.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar, Metrologia - Técnicas e Instrumentos, desta unidade de formação nº 2, com uma carga horária de 25 horas, abordámos variadas temáticas e quero referir nesta reflexão, aquelas que pessoalmente achei mais interessantes e que no meu entender, serão de maior utilidade para o meu futuro profissional e/ou pessoal.

 

No campo da Medição, que é a comparação de 2 grandezas da mesma espécie, abordámos que existem medições diretas, indiretas e por estimativa e, que ao termo Comparar, chama-se Unidade de Medida e o Resultado da Comparação é a Medida da Grandeza.

 

As Medidas Diretas são obviamente aquelas que se obtêm diretamente com uma régua, ou uma fita métrica, por exemplo, as Medidas Indiretas, são aquelas em que se obtém o valor da grandeza, através de medições diretas + indiretas, ou diretas + diretas, ou ainda, indiretas + indiretas.

 

Vimos ainda que, por vezes, existem erros nas medições, que podem ser absolutos, subdivididos em erros ocasionais, ou esporádicos, em que normalmente está em causa a sensibilidade do operador e erros sistemáticos, onde o instrumento de medida está danificado, ou o método da medição é incorreto.

 

A origem dos erros provém do Instrumento de Medida, da Sensibilidade do Operador, do Método de Medição utilizado e das Condições Atmosféricas.

 

Aprendemos a calcular os Erros Absolutos (Diferença entre a Leitura Efetuada e a Medida Real), os Erros Relativos (Relação entre o Erro Absoluto e a Medida Real), a Diferença entre a Leitura Efetuada e a Medida Real de uma Peça, através de Fórmulas concebidas para tal.

 

Aprendemos também, que devemos sempre Verificar ou Confirmar as Medições, de modo a termos a certeza de que a medição em causa está correta.

 

Vimos também que existem vários sistemas de medidas, mas que normalmente em Portugal, nós utilizamos o Sistema Internacional (S.I.).

 

As Unidades Fundamentais, que foram fixadas por escolha internacional para medidas, (Comprimento {m}, Resistência {Ω}, tempo {s}, massa {kg}), etc., as Unidades Derivadas que resultam das fundamentais por relação de dependência, como por exemplo, (1m de Largura x 1m de Comprimento = 1m2).

 

As Unidades do Sistema Internacional, têm a Grandeza, a Unidade e o Símbolo, (Grandeza=Comprimento, Unidade=metro e Símbolo=m), como exemplo.

 

Abordámos ainda, os Múltiplos e os Submúltiplos do Sistema Internacional e neste contexto, depois de fazer várias pesquisas na Internet e não achar um documento que satisfizesse as minhas pretensões, acabei por elaborar um documento que anexo a esta reflexão.

 

Entretanto, no âmbito desta UFCD 2 - Metrologia - Técnicas e Instrumentos, tive contato com novas realidades que não conhecia e que achei, serem bastante positivas e informativas para o meu conhecimento geral e futuramente para o desenvolvimento da minha profissão, enquanto Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos.

 

Tal como já referi em outras reflexões de UFCDs dadas pela formadora Telma Matos e que volto a frisar, ela, com a vasta matéria a dar sobre esta temática, com todos os documentos fornecidos, fichas, etc., por vezes, com a necessidade de ter alguma paciência com os formandos, por causa de alguma dispersão e falta de atenção da nossa parte, ainda assim, tentou sempre manter a nossa atenção, deixando inclusivamente tempo disponível para a discussão, entreajuda e troca de experiências entre os formandos, falando dos temas que foram sendo abordados.

 

A realização de várias fichas de trabalho, com os conceitos/temas abordados, foi a meu ver muito enriquecedor, porque me permitiu aprender e aprofundar os temas propostos pela formadora, acho que entendi bem e, os apontamentos tirados durante as sessões, assim como as fotocópias, as explicações da formadora, etc., também me ajudaram na compreensão dos temas desta UFCD 2.

 

Também como já referi em outras reflexões anteriores de módulos/UFCDs dadas pela formadora Telma Matos, considero que ela, alcançou os objetivos pretendidos sobre esta matéria, com um horário, acho eu, algo reduzido.

 

E como também já referi anteriormente, se é que posso ou devo dar a minha avaliação à formadora, então, quanto a mim tem a nota máxima.

 

Entretanto, para melhorar esta UFCD, acho que poderia ser aumentada a carga horária da mesma, visto que se tal acontecesse, ainda poderiam ser mais aprofundadas estas matérias, que podem ser muito importantes para a vida de um trabalhador/empregador, ou mesmo a nível pessoal.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Ficha de Avaliação da UFCD-2 - Paulo Silva.pdf

Múltiplos e Submúltiplos do Sistema Internacional - Paulo Silva.docx

Reflexão da 5311 - M.T.I. - T.M. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora