Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4662 - Qualidade e Fiabilidade

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formadora: Rita Coelho

Data: 19/Maio/2011

Área de Formação: Qualidade e Fiabilidade

Denominação/Código: UFCD-4662

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4662

- Conceito Qualidade - Fiabilidade.

• Definição, Objetivo, etc...

• Ciclo de (Deming) (PDCA) - Plan: Planificar, Do: Fazer, Check: Verificar e Act: Agir.

- Ferramentas da Qualidade.

• Análise ABC.

• Diagrama de Pareto.

• Cartas de Controlo.

- Certificação da Qualidade - ISO 9001:2008.

• Qualidade - ISO 9001.

• Ambiental - ISO 14001.

• De SHST - OHSAS.

• Responsabilidade Social - SA.

- Evolução da Normalização.

• Histórico a nível Internacional e Nacional.

• Norma ISO - (Norma Internacional).

• Norma NP/EN - (Norma Europeia c/Aplicação em Portugal).

• Norma EN - (Norma Europeia s/Referência em Portugal).

• Norma NP/HD - (Documento Harmonizado c/Aplicação em Portugal.

• Norma NP/EN/ISO - (Norma Internacional, Transposta p/Europa e c/Aplicação em Portugal.

• Norma NP - (Norma Portuguesa).

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações da Formadora.

- Projeções em PowerPoint.

- Trabalho Prático Individual.

- Fotocópias de Material Variado.

- Exercício ABC.

- Envio de Material por Correio eletrónico.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Senti algumas dificuldades, devido ao facto de ser um tema em que não tinha muitos conhecimentos, os que foram abordados na unidade UFCD 10 – Qualidade e Fiabilidade, no entanto acho que correu tudo dentro da normalidade.

Senti também alguma dificuldade na elaboração da reflexão, devido ao facto de ainda não ter feito muitas, o que, se já tivesse feito, me daria maior experiência na elaboração da mesma.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar da unidade de formação UFCD 10 – Qualidade e Fiabilidade, abordámos diferentes temáticas, no entanto vou apenas referir nesta reflexão, aquela que pessoalmente acho que será de maior utilidade, caso venha a constituir uma empresa.

 

De entre os temas que foram abordados, destaco o da certificação, ou acreditação de uma empresa pelos organismos competentes, (entidades certificadoras).

 

Em meu entender, o grande objetivo e vantagem da certificação da Qualidade de um produto ou serviço prestado, reside na garantia de que todos eles são produzidos ou prestados em conformidade com as Normas da Qualidade definidas por um sistema internacional, o sistema ISO, podendo deste modo oferecer serviços e/ou produtos da mais elevada qualidade a todo o cliente.

 

Este tema despertou-me maior interesse, porque me interessou o facto de ficar a saber que a Qualidade aumenta os lucros, não inicialmente mas no decorrer de algum tempo, promove a fidelização dos clientes e reduz drasticamente as reclamações por parte dos mesmos.

 

Com os conhecimentos que entretanto adquiri, com certeza, acho que terei uma maior capacidade para enveredar pelo caminho da certificação de uma empresa, para um possível futuro profissional/empresarial, onde poderei oferecer as minhas prestações de serviços e/ou produtos aos clientes em geral, com o máximo de Qualidade possível e de uma forma mais rentável.

 

Desta forma considero que a fidelização do cliente será mais fácil de alcançar, uma vez que estou mais próximo de responder de uma forma eficaz aos requisitos por ele exigidos.

 

A formadora Rita Coelho, com apenas 25 horas destinadas a esta UFCD, com a vasta matéria a dar sobre este tema denominado Qualidade e Fiabilidade, com os documentos fornecidos por correio eletrónico, trabalhos práticos, apresentações do PowerPoint, etc., ainda assim, tentou sempre manter a nossa atenção, deixando inclusivamente tempo disponível para a discussão entre os formandos, sobre os temas abordados.

 

A realização de um trabalho prático individual que consiste num folheto publicitário a uma empresa certificada, foi a meu ver muito enriquecedor, porque permitiu aprofundar este tema proposto pela formadora Rita Coelho, nesta UFCD 10 – Qualidade e Fiabilidade.

 

Em conclusão, considero no entanto que é muita matéria a dar para tão pouco tempo disponível, mas, acho que entendi bem e, os apontamentos tirados durante as sessões, assim como as visualizações em PowerPoint, os trabalhos individuais, etc., também me ajudaram na compreensão dos temas.

 

A formadora Rita Coelho, considero que alcançou os objetivos pretendidos sobre esta matéria, mesmo com um horário bastante reduzido.

 

Se é que posso ou devo dar a minha avaliação à formadora, então, quanto a mim, está de parabéns.

 

Para melhorar esta UFCD, acho que deveria ser muito aumentada a carga horária da mesma, visto ser uma matéria muito importante na vida de um trabalhador/empregador.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Demonstração de Competências - Paulo Silva.pdf

Exercício Análise ABC - Paulo Silva.pdf

Folheto Publicitário - Paulo Silva.pub

Reflexão da 4662 - Q.F. - R.C. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora