Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4584 - Projeto de Sistema Solar Térmico - Construção

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Vítor Soares

Data: 20/Abril/2012

Área de Formação: Projeto de Sistema Solar Térmico - Construção

Denominação/Código: UFCD-4584

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4584

- Construção de Sistemas Solares Térmicos.

• Generalidades.

• Normas.

- Regras de Montagem.

- Técnicas de Instalação.

- Montagem de Coletores Solares Térmicos.

- Montagem do Sistema Solar Térmico de Termossifão.

- Simbologia Hidroeléctrica.

- Construção de uma Folha de Cálculo para Sistemas Solares Térmicos.

- Tipos de Parafusos, Rebites, Chavetas, Escatel, Rolamentos de Chumaceiras, etc...

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Projeções de Documentos PDF, PowerPoint e Vídeos Didáticos.

- Exercícios Práticos.

- Pesquisas na Internet.

- Fotocópias.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti muitas dificuldades nesta UFCD 32 - Projeto de Sistema Solar Térmico - Construção, porque tudo me correu bem, até ao final da mesma.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar sobre Projeto de Sistema Solar Térmico - Construção, desta UFCD 32, com um total de 50 horas, abordámos entre outras temáticas, a Construção de Sistemas Solares Térmicos, as Normas e Regras de Montagem, as Técnicas de Instalação, a Montagem de Coletores e de Sistemas Solares Térmicos de Termossifão, a Simbologia Hidroelétrica utilizada, a Construção de uma Folha de Cálculo para Sistemas Solares Térmicos e os Tipos de Parafusos, Rebites, Chavetas, Escatel, Rolamentos de Chumaceiras utilizados em sistemas solares térmicos.

 

Começámos por abordar, como construir um sistema solar térmico e fiquei a saber que durante a montagem do mesmo, existem normas e regras que se não forem cumpridas, podem comprometer o desempenho de todo o sistema solar térmico.

 

Seguidamente, em trabalho de equipa, montámos um sistema solar térmico de termossifão, constituído por um coletor de tubos de vácuo, verificámos a sua eficiência no aquecimento de água e fiquei a conhecer um pouco melhor os seus acessórios, que cuidados se devem ter na montagem e, ter atenção se os acessórios são adequados ao equipamento, para que não haja perdas de rendimento.

 

Para efetuarmos a instalação do sistema solar térmico de termossifão em tubos de vácuo, necessitámos de executar uma breve observação onde foi realizada a montagem do sistema, para ver se estava em condições para a montagem.

 

De forma a garantir ao instalador que não ocorram falhas técnicas, condicionando o funcionamento do sistema, no local da instalação do colector não devem existir sombras, verificar se a estrutura de suporte do telhado está em condições viáveis para a instalação do coletor e, executar um plano de orientação, do material necessário a utilizar no local da instalação do sistema.

 

Também falámos um pouco sobre a simbologia hidráulica para os coletores, fiquei a conhecer alguns símbolos que não conhecia, que obviamente me facilitarão, quando for ler um projeto e assim, saber o que tenho de fazer para concluir o trabalho.

 

Aprendi como fazer uma folha de cálculo para o dimensionamento de sistemas solares térmicos, utilizando as fórmulas concebidas para tal e assim fico melhor preparado para fazer um inventário de material, acessórios e equipamentos, de modo a rentabilizar as vendas aos clientes.

 

Também fiquei a conhecer melhor, os diferentes tipos de parafusos, rebites, escatel, rolamentos, para saber como aplicar estes acessórios durante a montagem de um sistema solar térmico, seja em termossifão, ou de circulação forçada.

 

Gostei imenso desta UFCD, acho que será muito útil para mim como futuro Instalador de Painéis Solares Térmicos, enriqueceu-me bastante a nível cultural e o formador Vítor Soares mostrou-se sempre disponível para esclarecer todas as nossas dúvidas, por isso, da minha parte, está de parabéns.

 

Para melhorar esta UFCD, acho que bastaria ser aumentada a carga horária da mesma, visto abordar um tema tão importante para este curso de Instalador de Sistemas Solares Térmicos, que estou a frequentar, pois irá facilitar o meu trabalho no terreno, na área da energia solar térmica.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Cálculos e Factura Electrónica - Paulo Silva.xlsx

Montagem de Sistema Termossifão - Paulo Silva.pdf - (Trabalho do Grupo: Paulo Caldeira da Silva, Vítor Mateus, Paulo Brito, Flávio Martins, Miguel Silva, Vítor Antunes, Miguel Ângelo, João Farinha, Vítor Pernadas, Francisco Dias, Nuno Mendes, Carlos do Carmo e Tiago Alves)

Reflexão da 4584 - P.S.S.T. - C. - V.S. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora