Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4583 - Projeto de Sistema Solar Térmico - Seleção e Dimensionamento

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Vítor Soares

Data: 4/Março/2012

Área de Formação: Projeto de Sistema Solar Térmico - Seleção e Dimensionamento

Denominação/Código: UFCD-4583

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4583

- Dimensionamento de um Sistema solar Térmico.

• Coletores Solares.

• Circuito Primário.

• Circuito Secundário.

• Vaso de Expansão.

• Purgadores.

• Válvulas de Segurança.

• Isolamento Térmico.

- Recolha de Informação Técnica.

- Análise de Esquemas.

- Preparação do Trabalho.

- Programação da Montagem do Sistema.

- Orçamentação.

- Viabilidade Financeira.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Projeções de Documentos.

- Exercícios Práticos.

- Pesquisas na Internet.

- Fotocópias.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti muitas dificuldades nesta UFCD 31 - Projeto de Sistema Solar Térmico - Seleção e Dimensionamento, porque tudo me correu bem, até ao final da mesma.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar sobre Projeto de Sistema Solar Térmico - Seleção e Dimensionamento, desta UFCD 31, com um total de 50 horas, abordámos entre outras temáticas, o dimensionamento de um sistema solar térmico, realizar o cálculo desse dimensionamento e preparar o sistema, consoante as necessidades do cliente.

 

Na sequência, com fórmulas fornecidas para o efeito, fizemos bastantes cálculos para dimensionar vários sistemas solares térmicos, tendo em conta os consumos de água médios, seja em casa e por pessoa, em hotéis, restauração, cafetaria, campismo, hospitais, escolas, fábricas, escritórios, ginásios, etc. e, para o período do verão, do inverno ou anual.

 

Essas fórmulas, são uma relação entre a fração solar, o rendimento pretendido, a energia, a área, a massa de água, a densidade, as temperaturas, etc...

 

Analisámos a disposição do circuito primário dos sistemas solares térmicos e também a adaptar os acessórios necessários para melhorar o desempenho desses sistemas, de modo a protegê-los para evitar danos colaterais.

 

Vimos que os acessórios podem ser, os vasos de expansão, os purgadores, válvulas de segurança, válvulas de passagem, válvulas de três vias, válvulas misturadoras, válvulas termostáticas, centrais de controlo e um bom isolamento térmico.

 

Seguidamente, em sala, tivemos contato com diversos acessórios para a construção de sistemas solares térmicos planos e de tubos de vácuo.

 

Depois de pesquisar na internet, elaborei uma proposta de trabalho numa apresentação do PowerPoint, sobre a simbologia hidráulica de um sistema solar térmico e a sua importância para um técnico instalador dos mesmos, que anexo a esta reflexão.

 

Analisámos diversos tipos de coletores e os seus níveis de eficiência e, também executámos a comparação de custos entre os variados tipos de sistemas solares térmicos.

 

Aprendemos que o fluido do circuito primário (Glicol), deve ser utilizado numa mistura anticongelante, com proteção até uma temperatura 10 °C inferior à temperatura mínima considerada para o cálculo das dispersões térmicas do local.

 

Também aprendemos que as tubagens usadas para um sistema solar térmico, devem ser sempre em cobre, muito bem isoladas, assim como, todos os acessórios, para evitar perdas de calor nos circuitos e, entre os colegas de turma, fizemos bastantes debates sobre todas as temáticas abordadas nesta UFCD 31.

 

Nas temáticas da preparação do trabalho, programação da montagem do sistema e orçamentação e, viabilidade financeira, verificámos a importância da análise detalhada dos locais prováveis à instalação de sistemas solares e a sua utilidade no planeamento para um técnico instalador de sistemas solares térmicos.

 

Gostei imenso desta UFCD, acho que será muito útil para mim como futuro Instalador de Painéis Solares Térmicos, enriqueceu-me bastante a nível cultural e o formador Vítor Soares mostrou-se sempre disponível para esclarecer todas as nossas dúvidas, por isso, da minha parte, está de parabéns.

 

Para melhorar esta UFCD, acho que bastaria ser aumentada a carga horária da mesma, visto abordar um tema tão importante para este curso de Instalador de Sistemas Solares Térmicos.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Reflexão da 4583 - P.S.S.T. - S.D. - V.S. - Paulo Silva.docx

Simbologia Solar Térmica - Paulo Silva.ppsx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora