Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4580 - Energia Solar

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Tiago Dias

Data: 22/Julho/2011

Área de Formação: Energia Solar

Denominação/Código: UFCD-4580

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4580

- Heliotecnia.

• Objetivos.

• Aspetos Energéticos Diretos.

• Radiação Direta.

• Radiação Difusa.

• Radiação Indireta ou Refletida.

• Movimento Terra-Sol.

• Orientação e Inclinação.

- Aproveitamento da Energia Solar.

- Sistemas Solares - Introdução.

- Sistemas Mistos de Energia Solar.

• Outros Tipos.

- Outros temas e subtemas:

• A Estrutura da Atmosfera.

• Intensidade Radiante.

• Irradiação.

• Equinócios.

• Solstícios.

• Altura Solar.

• Azimute Solar.

• Conversão da Energia Térmica.

• Coletores Solares Planos com Cobertura.

• Coletores Solares Planos sem Cobertura.

• Coletores Solares de Tubos de Vácuo.

• Coletores Solares Concentrados.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Fichas de Trabalho.

- Fotocópias.

- Apresentações do PowerPoint.

- Pequenos Filmes/Documentários.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Senti algumas dificuldades, talvez porque eu não me tenha conseguido concentrar devidamente ao longo das sessões e, embora me tenha saído suficientemente bem, esperava melhor de mim próprio, na aprendizagem dos temas e subtemas abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração – Energia Solar.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar sobre a Energia Solar, desta UFCD 28, com um total de 50 horas, abordámos variadas temáticas, como o aproveitamento da Energia Solar sob a forma de calor.

 

Aprendemos também, sobre a composição da atmosfera terrestre que para além de nos fornecer o ar que respiramos, também nos protege da radiação solar.

 

O posicionamento solar relativamente à terra durante as estações do ano, que são os equinócios da primavera e do Outono e os solstícios de verão e de inverno.

 

Abordámos os tipos de radiação solares, nomeadamente a radiação difusa, a radiação refletida (albedo) e a radiação direta.

 

Também aprendemos sobre a energia solar térmica, as suas vantagens e desvantagens e comparámos a percentagem do aproveitamento desta energia em Portugal, que apesar de ter quase o dobro das horas de sol do que a Alemanha por exemplo, atualmente não está ainda a aproveitar todo este potencial e tem um longo caminho a percorrer até igualar o aproveitamento que outros países já têm.

 

Abordámos os tipos de coletores térmicos como os coletores planos, que são os mais utilizados em Portugal, os coletores de tubos de vácuo e os coletores concentrados, como funcionam, as características dos materiais utilizados no seu fabrico, a sua fiabilidade e durabilidade, debatemos os tipos de perdas térmicas nos coletores solares como as perdas por convecção, por radiação e por condução.

 

Aprendemos que podemos minimizar estas perdas, utilizando materiais específicos para esse fim, através de isolamento térmico adequado ao conjunto, reduzindo a área superficial ou utilizando superfícies seletivas, através da limitação do escoamento de ar sobre a superfície absorvedora, entre outras técnicas que podemos utilizar para que essas perdas não ocorram no nosso coletor solar térmico.

 

Aprendemos sobre os ângulos corretos para a colocação dos coletores solares, colocando-os no azimute e na altura solar ideais.

 

A inclinação de um coletor solar em relação ao plano horizontal, deve ser escolhida de modo a maximizar o aproveitamento energético anual, ou para o Inverno, ou verão conforme seja o caso em que consiste a nossa necessidade.

 

No caso de ser anual, a inclinação do nosso colector, deve ser a latitude do local menos 5º, que por exemplo para Lisboa com a latitude de 38º, os coletores devem ter uma inclinação de 33º, para a produção de AQS (Água Quente Solar).

 

Esta UFCD 28 foi muito importante para mim, uma vez que estou a tirar o curso de Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos e também para o meu enriquecimento cultural.

 

Embora tenha tido algumas dificuldades durante esta unidade de formação com alguma falta de concentração e por desconhecer a maior parte das temáticas abordadas, com a ajuda do formador Tiago Dias, com todos os documentos fornecidos, fichas, filmes, projeções de PowerPoint, a proposta de realizar uma pesquisa na Internet sobre Coletores Solares Planos, Coletores de Tubos de Vácuo e Termoacumuladores, algum esforço da minha parte, no estudo desta matéria e a realização de fichas de trabalho, com os conceitos/temas abordados, os apontamentos tirados durante as sessões entre outras e, com a ajuda dos colegas de turma, acho que ultrapassei as mesmas.

 

O formador Tiago Dias, para além de fornecer todas as ferramentas necessárias à nossa aprendizagem, também se mostrou sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas que pudessem existir.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Reflexão da 4580 - Energia S. - T.D. - Paulo Silva.docx

Teste de Avaliação da UFCD 28 - Paulo Silva.pdf

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora