Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4576 - Mecânica dos Fluidos

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formadora: Telma Matos

Data: 18/Março/2012

Área de Formação: Mecânica dos Fluidos

Denominação/Código: UFCD-4576

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4576

- Mecânica dos Fluidos.

• Definição.

• Fluidos.

- Tipos de Fluidos.

• Propriedades dos Fluidos.

- Massa Volúmica.

- Densidade.

- Peso Específico.

- Peso Específico Relativo.

- Pressão e Unidades de Pressão.

• Definição de Pressão.

• Equivalência entre Unidades de Pressão.

• Teorema de Pascal.

• Teorema de Stevin.

- Caudal.

• Caudal Volúmico.

• Caudal Mássico.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações da Formadora.

- Vários Exercícios/Propostas de Trabalho.

- Pesquisas na Internet.

- Fotocópias.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti grandes dificuldades, durante esta UFCD – (Unidade de Formação de Curta Duração), porque tudo me correu bastante bem até ao final da mesma.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar, Mecânica dos Fluidos, desta unidade de formação nº 24, com uma carga horária de 25 horas, abordámos variadas temáticas e começámos por verificar que a mecânica dos fluidos, é um ramo da mecânica que se dedica ao estudo do comportamento físico dos gases e suas propriedades.

 

Vimos também que, esta mecânica é dividida em dois grupos, a estática que estuda o comportamento e propriedades dos fluidos em repouso ou com velocidade de escoamento constante e a dinâmica, que estuda o comportamento e propriedades dos fluidos em movimento, cuja velocidade de escoamento não é constante.

 

Continuando, vimos que os fluidos são todas as substâncias que escoam, como líquidos, gases e plasma e, que podem ser compressíveis, os que oferecem fraca resistência à variação do seu volume, assim como, incompressíveis, os que oferecem grande resistência à variação do seu volume.

 

Nas propriedades dos fluidos, vimos que a massa volúmica, é a relação entre a massa de uma substância e o volume que ocupa no espaço e, através de ferramentas/fórmulas fornecidas pela formadora Telma Matos, fizemos cálculos para a massa volúmica e para a densidade de algumas substâncias.

 

Seguidamente, aprendemos que o peso específico, é a relação entre o peso de um fluido e o volume por ele ocupado e, mais uma vez, através de fórmulas concebidas para o efeito, fizemos vários cálculos para peso específico e peso específico relativo.

 

Já nas temáticas da pressão e unidades de pressão, verificámos que a pressão é a força que é exercida por unidade de área e, para achar a pressão, basta dividir a força pela área (F/A), área essa, que terá de ser calculada, consoante se é circular (π*raio*raio), quadrada (lado*lado) ou retangular (largura*comprimento).

 

Continuando, já na temática da equivalência entre unidades de pressão, aprendemos que, (1atm.=760mmHg), (1atm.=1,01bar), (1atm.=14,7psi) e (1atm.=101325Pa) e, também aqui, calculámos essa equivalências.

 

No teorema de Pascal, vimos que se aplicarmos uma pressão (F/A), num ponto de um fluido em equilíbrio, essa pressão irá ser sentida em todos os pontos do mesmo fluido.

 

O teorema de Stevin, permite a determinação do valor da pressão em qualquer ponto de um fluido, com a relação entre a pressão absoluta, a atmosférica e a relativa.

 

Como seria de esperar, também aqui, fizemos cálculos para achar os valores da pressão, ou massa, ou força, consoante os exercícios propostos pela formadora Telma Matos.

 

Continuando, nas temáticas do caudal volúmico e/ou mássico, verificámos que o caudal, é a quantidade de um fluido que passa numa secção, por unidade de tempo, o caudal volúmico, é o volume em metros cúbicos de um fluido que passa numa secção por unidade de tempo, em segundos e, o caudal mássico, é a quantidade em quilogramas de fluido que passa numa secção, por unidade de tempo.

 

E, não fugindo à regra, novamente fizemos cálculos, com fórmulas concebidas para o efeito e fornecidas pela formadora para esses tipos de caudal.

 

Voltei a gostar muito desta UFCD, dada por esta formadora, não senti grandes dificuldades e, mais uma vez, acho que a matéria aprendida será muito útil para o meu futuro enquanto Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos.

 

Tal como já referi em outras reflexões de UFCDs dadas pela formadora Telma Matos e que volto a frisar, ela, com a vasta matéria a dar sobre estas temáticas, com todos os documentos fornecidos, fichas, etc., ainda assim, tentou sempre manter a nossa atenção, deixando inclusivamente tempo disponível para a discussão, entreajuda e troca de experiências entre os formandos, falando dos temas que foram sendo abordados.

 

A realização de vários exercícios, com os conceitos/temas abordados, foi a meu ver muito enriquecedor, porque me permitiu aprender e aprofundar os temas propostos pela formadora, acho que entendi bem e, os apontamentos tirados durante as sessões, assim como as fotocópias, as explicações da formadora, etc., também me ajudaram na compreensão dos temas desta UFCD 24.

 

E como também já referi anteriormente, se é que posso ou devo dar a minha avaliação à formadora, então, quanto a mim tem a nota máxima.

 

Entretanto, para melhorar esta UFCD, acho que bastaria ser aumentada a carga horária da mesma, parece que estou sempre a bater na mesma tecla em todas as reflexões minhas feitas até agora, mas é o que eu acho na realidade, a carga horária deveria ser substancialmente acrescida em todos os módulos deste curso e, ponto final.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Mecânica dos Fluidos - Paulo Silva.docx

Reflexão da 4576 - M. dos F. - T.M. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora