Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4575 - Automatismos - Introdução

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Miguel Lourenço

Data: 29/Setembro/2011

Área de Formação: Automatismos - Introdução

Denominação/Código: UFCD-4575

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4575

- Reconhecer a importância dos automatismos.

• Conhecer e caracterizar o funcionamento dos automatismos.

• Definições e conceitos.

- Simbologia.

• Identificar a simbologia relativa aos automatismos.

• Ler e interpretar esquemas de automatismos.

• Contatores.

- Identificar e caracterizar os diferentes componentes de um automatismo.

• Comando, regulação e controle.

• Sensores.

• Dispositivos de comando.

- Manual.

- Automático.

• Constituição e funcionamento do contator.

- Esquemas elétricos de automatismos.

• Projetar pequenos automatismos.

• Montar ou alterar automatismos simples.

• Implementação de automatismos.

• Manutenção e conservação.

• Diagnóstico e reparação de avarias.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Propostas de Trabalho.

- Trabalho Prático.

- Visualização de Fotografias.

- Apresentações do PowerPoint.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti grandes dificuldades, devido ao facto de já conhecer os temas abordados, nesta Unidade de Formação de Curta Duração – Automatismos - Introdução, isto porque já anteriormente tinha tirado um curso de Eletricista, no Centro de Formação do (IEFP) da Cruz de Pau - Seixal.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar de Automatismos - Introdução, desta Unidade de Formação UFCD 23, com um total de 25 horas, abordámos entre as temáticas descritas acima, no Campo {O que aprendi (conteúdos abordados)}, o reconhecimento da importância e funcionamento dos automatismos, a identificação e a leitura da simbologia relativa aos automatismos, a identificação dos diferentes componentes de um automatismo, sejam eles de comando, regulação, controle, sensores, etc., manuais ou automáticos e a leitura, implementação e montagem, manutenção e diagnóstico de esquemas elétricos de automatismos, assim como, o circuito de potência, como temáticas principais.

 

Abordámos que os quadros elétricos em que estão inseridos os diversos componentes de um automatismo, é um conjunto de aparelhos convenientemente agrupados, incluindo as suas ligações de comando e de potência, acoplados em estruturas de suporte ou invólucro, destinados a proteger, comandar ou controlar as instalações elétricas para que foram concebidos e são os principais elementos que recebem e distribuem a energia elétrica.

 

Devem possuir um condutor de proteção para ligação à terra, um disjuntor magnetotérmico para proteção da instalação contra sobreaquecimentos, sobreintensidades e curto-circuitos e, um interruptor diferencial para proteção das pessoas contra a eletrocussão.

 

Abordámos ainda, que os circuitos de comando são normalmente feitos, para circular apenas 24V, de modo a prevenir possíveis acidentes de eletrocussão.

 

Na sequência, fizemos em papel, alguns exemplos de esquemas de automatismos, com a intenção de melhorarmos a identificação e a leitura da simbologia e dos circuitos dos automatismos.

 

Por fim, fizemos a instalação, montagem e ensaio de circuitos elétricos de automatismos, em pequenos grupos de 2 e que no caso, calhou ao grupo em que eu me envolvi, o (inversor com sensor de movimento), para finalizar esta UFCD 23.

 

Tendo em conta que estou a tirar o curso de Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos e que os circuitos elétricos com automatismo, também fazem ou podem fazer parte dos sistemas Solares Térmicos, esta aprendizagem é imprescindível para poder compreender e trabalhar com as energias renováveis, que são a meu ver, o futuro do nosso planeta.

 

Acho que esta unidade de formação foi muito importante para o meu enriquecimento cultural e futuramente também, para o profissional.

 

O formador Miguel Lourenço, colocou ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para a nossa aprendizagem das temáticas abordadas nesta UFCD 23, foi incansável na resolução de problemas relativos aos conteúdos lecionados e esteve sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas que pudessem existir entre os formandos, por isso, está de parabéns.

 

Acho no entanto, que é muita matéria a dar sobre esta temática e a meu ver, deveria ser aumentada a carga horária desta UFCD, para poder ser melhorada.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Foto do Inversor com Sensor de Movimento - Paulo Silva.pdf - (Trabalho do Grupo: Paulo Caldeira da Silva e Vitor Antunes)

Reflexão da 4575 - A.-.I. - M.L. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora