Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4574 - Instalações Elétricas Industriais

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Miguel Lourenço

Data: 27/Setembro/2011

Área de Formação: Instalações Elétricas Industriais

Denominação/Código: UFCD-4574

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4574

- Prevenção de acidentes elétricos.

• Fatores determinantes.

• Eletrocussão.

• Cuidados básicos de prevenção e segurança.

• Primeiros socorros a eletrocutados.

- Legislação aplicável às instalações elétricas.

- Instrumentos de medição de grandezas elétricas.

• Funcionamento e utilização.

- Sistemas de terras.

• Elétrodos de terra.

• Terra de serviço.

• Terra de proteção.

- Postos de transformação.

- Correção do fator de potência em instalações industriais.

- Circuitos elétricos.

• Circuitos de iluminação.

- Derivação simples: Com lâmpadas de descarga e incandescentes.

- Comutação de lustre e de escada.

- Telerruptor e automáticos de escada.

• Circuitos de sinalização.

- Campainhas.

- Circuito de chamada com quadro de alvos.

- Circuito de chamada/resposta.

• Circuitos de tomadas.

- Monofásicas.

- Trifásicas.

• Circuito de força motriz.

- Comando e controle.

- Ensaio de máquinas elétricas.

- Instalação e montagem de máquinas elétricas.

• Proteção de circuitos.

- Características tecnológicas das canalizações.

• Isolamento.

• Proteção.

• Formas de ligação.

• Características tecnológicas das aparelhagens mais utilizadas.

• Classes de proteção.

• Funcionamento.

• Características.

• Técnicas.

• Ligação.

- Instalação, montagem e ensaio de circuitos elétricos.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Propostas de Trabalho.

- Trabalho Prático.

- Visualização de Fotografias.

- Apresentações do PowerPoint.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti grandes dificuldades, devido ao facto de já conhecer os temas abordados, nesta Unidade de Formação de Curta Duração – Instalações Elétricas Industriais, isto porque já anteriormente tinha tirado um curso de Eletricista, no Centro de Formação do (IEFP) da Cruz de Pau - Seixal.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar de Instalações Elétricas Industriais, desta Unidade de Formação UFCD 22, com um total de 50 horas, abordámos entre as temáticas descritas acima, no Campo {O que aprendi (conteúdos abordados)}, a prevenção de acidentes elétricos, a legislação aplicável às instalações elétricas, os instrumentos de medição das grandezas elétricas, o seu funcionamento e utilização, os sistemas de terras, os postos de transformação, a correção do fator de potência em instalações industriais, os circuitos elétricos, as características tecnológicas das canalizações, a instalação, montagem e ensaio de circuitos elétricos, como temáticas principais.

 

Na temática da prevenção de acidentes, abordámos os fatores que determinam a prevenção da eletrocussão e para isso, deve-se isolar muito bem, todos os condutores e componentes elétricos, para evitar a eletrocussão.

 

Em legislação aplicável às instalações elétricas, abordámos as redes particulares e coletivas de distribuição da energia elétrica, incluindo os ramais que alimentam as diversas instalações elétricas.

 

No tema dos instrumentos de medição das grandezas elétricas, abordámos quanto ao seu princípio de funcionamento e utilização, sejam eles instrumentos eletromagnéticos, eletrodinâmicos, eletroquímicos e, quanto à grandeza a ser medida, usamos amperímetros, voltímetros, ohmímetros ou wattímetros.

 

Na temática dos sistemas de terras, abordámos os elétrodos de terra, que são o conjunto de materiais condutores enterrados, em contato direto com o solo, ou embebidos em betão em contato com o solo, destinados a assegurar uma boa ligação elétrica com a terra.

 

As ligações à terra são utilizadas nas redes e instalações elétricas, seja para influenciar o comportamento da rede em caso de defeito à terra (terra de serviço), seja para contribuir para a segurança das pessoas nas proximidades do local que tenha defeito, (terra de proteção).

 

Na temática dos postos de transformação, vimos que são instalações onde se procede à transformação da energia elétrica de média tensão para baixa tensão, alimentando a rede de distribuição, que é feita em baixa tensão.

 

Em circuitos elétricos, ensaiámos circuitos de iluminação simples, com lâmpadas fluorescentes e incandescentes, comutação de lustre e de escada, telerruptor e automáticos de escada, circuitos de sinalização, campainhas, circuitos de chamada com quadro de alvos, circuitos de chamada/resposta, circuitos de tomadas e a proteção dos circuitos.

 

Na temática das canalizações para os condutores elétricos, abordámos o isolamento, a proteção, as formas de ligação, as características tecnológicas das aparelhagens mais utilizadas, as classes da proteção e o funcionamento dessas canalizações.

 

E por fim, fizemos a instalação, montagem e ensaio de circuitos elétricos em pequenos grupos de 2 e que no caso, calhou ao grupo em que eu me envolvi, o (telerruptor), para fechar esta UFCD 22.

 

Tendo em conta que estou a tirar o curso de Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos e que os circuitos elétricos também fazem ou podem fazer parte dos sistemas Solares Térmicos, esta aprendizagem é imprescindível para poder compreender e trabalhar com as energias renováveis, que são o futuro do nosso planeta.

 

Acho que esta unidade de formação foi muito importante para o meu enriquecimento cultural e futuramente também o profissional.

 

O formador Miguel Lourenço, colocou ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para a nossa aprendizagem das temáticas abordadas nesta UFCD 22 e esteve sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas que pudessem existir entre os formandos, logo, a minha avaliação é de 5 estrelas para o formador, tal como mencionei na reflexão da UFCD anterior.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Foto do Grupo do Telerruptor - Paulo Silva.pdf - (Trabalho do Grupo: Paulo Caldeira da Silva e Vitor Antunes)

Reflexão da 4574 - I.E.I. - M.L. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora