Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4573 - Eletricidade

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Miguel Lourenço

Data: 27/Setembro/2011

Área de Formação: Eletricidade

Denominação/Código: UFCD-4573

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4573

- Corrente contínua.

• Generalidades.

• Grandezas características da corrente contínua, (intensidade, tensão, resistência, resistividade elétrica e outras).

• O circuito elétrico.

• Efeitos da corrente elétrica.

• Lei de Ohm.

• Leis de Kirchhoff.

- Lei dos nós.

- Lei das malhas.

• Associação de resistências, (série, paralela e mista).

• Análise de circuitos em corrente contínua.

- Problemas de aplicação.

- Energia elétrica.

• Energia.

- Transformações energéticas.

• Lei de Joule.

• Potência elétrica.

• Perdas de energia.

• Rendimento da transformação energética.

- Corrente alternada.

• Generalidades.

• Formas de corrente elétrica.

• Grandezas características da corrente alternada, (amplitude, alternância, valor médio e eficaz, frequência e outras).

• Circuitos em regime sinusoidal.

- Noções.

- Grandezas sinusoidais.

- Tipos de circuitos.

• Desfasamentos.

• Potências em corrente alternada, (ativa, reativa e aparente).

• Sistemas trifásicos.

- Conceitos básicos.

• Sistema equilibrado.

• Tensões simples.

• Tensões compostas.

- Ligação de cargas.

• Ligação estrela.

• Ligação triângulo.

• Ligação estrela-triângulo.

• Cargas desequilibradas.

- Potências em sistemas trifásicos.

- Fator de potência.

• Compensação do fator de potência.

- Identificação e interpretação de esquemas elétricos.

- Identificar e caracterizar esquemas elétricos de iluminação e tomadas.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Fichas/Propostas de Trabalho.

- Visualização de Fotografias.

- Visualização de Aplicações Simuladoras de Circuitos.

- Visualização de Pequenos Filmes da Série (Viagem na Eletricidade).

- Apresentações do PowerPoint.

- Pesquisas na Internet.

- Trabalhos Práticos.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti grandes dificuldades, devido ao facto de já conhecer os temas abordados, nesta Unidade de Formação de Curta Duração, Eletricidade, isto porque já anteriormente tinha tirado um curso de Eletricista, no Centro de Formação do (IEFP) da Cruz de Pau - Seixal.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar de Eletricidade, da Unidade de Formação UFCD 21, com um total de 50 horas, abordámos entre as temáticas descritas acima, no Campo {O que aprendi (conteúdos abordados)}, a corrente contínua, a energia elétrica e a corrente alternada, como temáticas principais.

 

Na temática da corrente contínua, abordámos as grandezas e características da mesma, como; a tensão (Volts-U), a intensidade da corrente (Amperes-I), a potência (Watts-P) e a resistência (R-Ω), grandezas estas, que também podem ser medidas na corrente alternada.

 

Um circuito elétrico é a ligação de um conjunto de elementos elétricos, tais como, bobines, condensadores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, entre outros, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para que a corrente elétrica circule.

 

A corrente elétrica tem diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente da mesma, efeitos esses que são fisiológicos, térmicos (ou Joule), químicos, magnéticos e luminosos.

 

Na sequência do tema da Lei de OHM, abordámos as associações de resistências (série, paralela e mista), podendo deste modo manipular as suas grandezas, analisámos circuitos e fizemos várias propostas de trabalho, resolvendo problemas de aplicação, através da Lei de OHM, com o famoso triângulo U-R-I e P-U-I, onde, com apenas 2 grandezas, podemos encontrar as restantes.

 

No tema da energia elétrica, abordámos a Lei de Joule que consiste num dos efeitos à passagem da corrente elétrica por um condutor, recetor ou outro elemento, produzindo o efeito térmico, que não é mais do que a transformação de energia elétrica em energia calorífica, deste modo expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre um condutor/circuito em determinado tempo.

 

Esse efeito/transformação, normalmente são perdas da energia elétrica, mas também pode ser aproveitada para aquecimento, ferros de engomar, fogões, etc...

 

A potência elétrica é definida, como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.

 

Na temática da corrente alternada, abordámos que é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua em que o sentido permanece constante ao longo do tempo.

 

Enquanto a fonte da corrente contínua é constituída pelo pólo positivo (+) e o negativo (-), a fonte da corrente alternada é composta por fases e neutro.

 

Abordámos ainda, as grandezas características da corrente alternada, como, a amplitude, a alternância, o valor médio e eficaz, a frequência, os circuitos em regime sinusoidal, as grandezas sinusoidais, os tipos de circuitos, desfasamentos, potências em corrente alternada (ativa, reativa e aparente), etc...

 

Os sistemas trifásicos são a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada, incorporam o uso de três ondas sinusoidais balanceadas, tornando-se muito mais eficientes.

 

Os motores elétricos trifásicos, tendem a ser mais eficientes pela utilização plena dos circuitos magnéticos, permitem a ausência do neutro e, o acoplamento entre as fases reduz significativamente os campos eletromagnéticos.

 

Na sequência, abordámos os sistemas equilibrados, as tensões simples e compostas, ligações em estrela, triângulo e estrela-triângulo, cargas desequilibradas, potências em sistemas trifásicos, o fator de potência e a compensação do fator de potência.

 

A eletricidade move o mundo e, compreendê-la para a poder manipular através dos recursos naturais, é o meu principal objetivo para um futuro próspero.

 

Tendo em conta que estou a tirar o curso de Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos e que a eletricidade também faz ou pode fazer parte dos sistemas Solares Térmicos, esta aprendizagem é imprescindível para poder compreender e trabalhar com as energias renováveis, que são o futuro do nosso planeta.

 

Acho que esta unidade de formação foi muito importante para o meu enriquecimento cultural e futuramente também o profissional.

 

O formador Miguel Lourenço, colocou ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para a nossa aprendizagem das temáticas abordadas nesta UFCD 21 e esteve sempre disponível para esclarecer as dúvidas que pudessem existir entre os formandos, logo, a minha avaliação é, 5 estrelas para o formador.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

A Electricidade - Paulo Silva.ppsx

Reflexão da 4573 - Electricidade - M.L. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora