Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4572 - Processos de Ligação

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: José Chorão

Data: 27/Novembro/2011

Área de Formação: Processos de Ligação

Denominação/Código: UFCD-4572

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4572

- Identificar processos e técnicas de ligação.

- Selecionar a técnica adequada.

- Interpretar catálogos e fichas técnicas.

- Realizar operações de ligação de peças.

- Operar em segurança.

- Identificar as diferentes técnicas de rebitagem.

- Selecionar a técnica adequada ao trabalho a realizar.

- Identificar os diferentes tipos de rebites, bem como as ferramentas necessárias à rebitagem.

- Realizar operações de rebitagem em segurança.

- Identificar as várias técnicas de aparafusamento.

- Selecionar a técnica adequada ao trabalho a realizar.

- Identificar os diferentes tipos de parafusos e porcas, bem como as ferramentas necessárias à realização da técnica.

- Refletir sobre as normas relativas ao aparafusamento.

- Realizar operações de aparafusamento em segurança.

- Identificar e respeitar normas de higiene e segurança.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Elaboração de Roteiros de Trabalho Pelo Formador.

- Demonstrações do Formador.

- Exercícios Práticos.

- Fotocópias de Diverso Material Tecnológico.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Senti algumas dificuldades, porque não tinha muitos conhecimentos sobre esta temática, desta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar da UFCD 20, Processos de Ligação, abordámos as temáticas da rebitagem e os tipos de rebites, o aparafusamento e os tipos de porcas e parafusos, assim como, as operações, técnicas, ferramentas e normas de segurança que envolvem os processos de ligação entre duas ou mais peças de um conjunto.

 

Para atingir os objetivos descritos acima, continuei a seguir os roteiros de trabalho e as explicações/demonstrações dadas pelo formador.

 

No processo de ligação por rebitagem, fiquei a saber que num conjunto, não devemos separar as peças desde a furação até à rebitagem e temos que ter em atenção, em retirar as rebarbas, deixadas pela perfuração, como meio de prevenção, de modo a que não haja ferimentos acidentais e para que o rebite não fique folgado.

 

Realizei o rebitamento da Pá para o Lixo, constituída por duas peças, a pá e a pega, começadas na UFCD anterior e, fiquei a saber como escolher os rebites adequados para cada tipo de furo e o modo correto de rebitar e, vi ainda, que todo o processo desde o corte, à quinagem ou dobragem, à furação, até à união das peças, deve ser seguido à risca o roteiro de trabalho, de modo a evitar erros de execução.

 

No processo de ligação por aparafusamento, fiquei a saber que temos que fazer um furo mais pequeno, de modo a deixar material para a abertura de roscas e que temos que começar pelo macho 1 (conicidade menor), seguido pelo macho 2 e depois o 3 (conicidade maior), usar o desandador correto e ao abrir as roscas, temos que quebrar constantemente as aparas para que as navalhas da ferramenta, não fiquem danificadas.

 

Também realizei o aparafusamento do Grampo de Aperto, também constituído por duas peças, a barra e o cilindro, também começados na UFCD anterior e, voltei a constatar que o seguimento à risca do roteiro de trabalho em todo o processo, desde o corte, à traçagem, ao aplainamento e obtenção da forma, à furação e à realização da rosca, também é de suma importância para que não haja erros.

 

Aprendi ainda, sobre os tipos de parafusos e porcas, quanto ao seu tamanho, ao passo de rosca, etc.

 

Toda a informação sobre os vários tipos de ligações e métodos de execução foram demonstrados pelo formador e foi-nos dado várias (FITs), que poderemos utilizar no futuro, como base de dados sobre as ferramentas e métodos de trabalho adequados às ligações.

 

Tive algumas dificuldades em separar os conteúdos desta UFCD e da anterior, porque achei que estavam completamente interligadas, mas acho que não é relevante.

 

Apesar das dificuldades sentidas sobretudo no início, penso ter assimilado bem os conteúdos desta UFCD, com a ajuda do formador e com um pouco de esforço da minha parte.

 

Acho que esta unidade de formação foi muito importante para o meu enriquecimento cultural e futuramente também para o profissional, como Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos, tal como referi na reflexão da UFCD anterior.

 

E, como na unidade anterior, o formador José Chorão, colocou ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para a nossa aprendizagem das temáticas abordadas nesta UFCD 20 e esteve sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas que pudessem existir entre os formandos, mesmo, com apenas 50 horas dedicadas a esta unidade de formação.

 

A meu ver, acho que para melhorar esta UFCD, bastaria ser aumentada a carga horária da mesma, uma vez que envolve muita matéria sobre os Processos de Ligação entre duas ou mais peças de um mesmo conjunto.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Apresentação de Fotos da UFCD-20 - Paulo Silva.ppsx

Reflexão da 4572 - P. de L. - J.C. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora