Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4570 - Serralharia de Bancada - Operações Elementares

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Francisco Dionísio

Data: 9/Janeiro/2012

Área de Formação: Serralharia de Bancada - Operações Elementares

Denominação/Código: UFCD-4570

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4570

- Ferramentas e utensílios de medição.

• Procedimentos na medição.

- Equipamentos e ferramentas de corte e desbaste.

- Ergonomia no posto de trabalho.

- Selecionar ferramentas manuais, adequadas ao trabalho a executar.

- Identificar e respeitar as normas de higiene e segurança no trabalho.

- Processos de limagem e serragem manual.

• Equipamentos e ferramentas utilizados.

- Desempenagem e enformação por martelagem.

• Procedimentos, equipamentos e ferramentas utilizados.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Fotocópias.

- Trabalhos Práticos.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Senti algumas dificuldades, porque não tinha muitos conhecimentos sobre esta temática, mas com a ajuda do formador Francisco Dionísio e esforço da minha parte, penso ter conseguido adquirir algum conhecimento sobre os temas abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração - Serralharia de Bancada - Operações Elementares.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar, Serralharia de Bancada - Operações Elementares, desta Unidade de Formação UFCD 18, com um total de 25 horas, abordámos entre outras temáticas, as Ferramentas e utensílios de medição e os procedimentos na medição, os Equipamentos e ferramentas de corte e desbaste, a Ergonomia no posto de trabalho, o saber Selecionar ferramentas manuais, adequadas ao trabalho a executar, o Identificar e respeitar as normas de higiene e segurança no trabalho, os Processos de limagem e serragem manual e os equipamentos e ferramentas utilizados, a Desempenagem e enformação por martelagem e os procedimentos, equipamentos e ferramentas utilizados.

 

Durante as sessões, aprendemos sobre as ferramentas de medição, tais como, as fitas métricas, as réguas graduadas, entre outras e o modo correto de se fazer uma medição.

 

Aprendemos também, sobre os equipamentos e ferramentas de corte e desbaste, tais como, a guilhotina, o serrote mecânico, a máquina de corte de disco, a tesoura de alavanca, a rebarbadora, etc. e, depois de analisar uma tarefa a executar, saber selecionar as ferramentas e os processos adequados à tarefa.

 

Vimos que para serrar manualmente, utilizamos o serrote manual e para limar, obviamente utilizamos as limas, que podem ser bastardas ou bastardinhas, ou mesmo as murças, para quebrar as esquinas de uma peça e, para desempenar uma peça, usamos um martelo, que é arremessado contra a peça a desempenar, na parte a desempenar sobre uma bigorna, olhando de vez em quando a peça, até estar devidamente desempenada.

 

Aprendemos sobre a importância em respeitar as normas de segurança numa oficina, utilizando óculos de proteção, luvas, botas de biqueira de aço, auriculares, máscara de soldadura, entre outros equipamentos de segurança individual.

 

Vimos que a posição do nosso corpo em relação à tarefa que estamos a executar, é muito importante, logo, devemos adotar uma posição, a mais ergonómica possível, para não virmos a sofrer as consequências, mais tarde.

 

Apesar das dificuldades sentidas sobretudo no início, penso ter assimilado bem os conteúdos desta UFCD 18, com a ajuda do formador e com esforço da minha parte.

 

Acho que esta unidade de formação foi muito importante para o meu enriquecimento cultural e futuramente também para o profissional, enquanto Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos.

 

O formador Francisco Dionísio, colocou ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para a nossa aprendizagem das temáticas abordadas nesta UFCD 18 e esteve sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas que pudessem existir entre os formandos, logo, continuo a achar que está de parabéns.

 

Para melhorar esta UFCD, tal como escrevi na reflexão da outra UFCD dada pelo formador Francisco Dionísio, acho que bastaria ser aumentada a carga horária da mesma, uma vez que envolve muita matéria sobre serralharia de bancada numa serralharia.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Apresentação de Fotos da UFCD-18 - Paulo Silva.ppsx

Reflexão da 4570 - S. de B.-O.E. - F.D. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora