Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4566 - Desenho Técnico - Introdução ao CAD, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Tiago Antunes

Data: 19/Maio/2012

Área de Formação: Desenho Técnico - Introdução ao CAD, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva

Denominação/Código: UFCD-4566

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4566

- Desenho técnico.

• Desenho técnico e desenho artístico.

- Diferenças e características.

• Tipos de desenho técnico.

- Quanto à natureza.

- Quanto à função.

• Meios utilizados na execução do desenho técnico.

- Sistema CAD.

• Introdução ao CAD.

• Equipamentos de um sistema de CAD.

• Comandos fundamentais 2D.

• Desenho técnico em ambiente CAD.

• Arquivo e reprodução de desenhos.

• Familiarização CAD.

- Nomes das Regiões.

• Área Gráfica.

• Linha de Comando.

• Contador de Coordenadas.

• Cursor de Tela.

• Ícones de Atalho.

• Menu de Barras.

• Ícone UCS.

• Espaços de Modelação de Impressão.

• Tool Pallet.

• Dynamic Input.

- Funções do rato.

- Menu de Barras.

• File.

• Edit.

• View.

• Insert.

• Format.

• Tools.

• Draw.

• Dimension.

• Modify.

• Window.

• Help.

- Ícones de Comando.

- Funções do Teclado.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Propostas de trabalho.

- Pesquisas na Internet.

- Fotocópias.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti demasiadas dificuldades, devido ao facto de já conhecer alguns dos temas abordados, nesta (UFCD) Unidade de Formação de Curta Duração - Desenho Técnico - Introdução ao CAD, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar, Desenho Técnico - Introdução ao CAD, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, desta Unidade de Formação UFCD 14, com um total de 50 horas, abordámos variadas temáticas, que seguidamente, passo a mencionar.

 

Primeiramente, abordámos o desenho técnico e artístico, as suas diferenças e características, os tipos de desenho técnico, quanto à sua natureza, à sua função e os meios utilizados na execução do desenho técnico.

 

Depois, vimos que o AutoCAD é um Software de CAD (Computer Aided Design) (Desenho assistido por Computador), criado e comercializado pela Autodesk, Inc., desde 1982, é utilizado para o desenho técnico em 2 dimensões e, limitadamente, para a modelagem de objetos em 3 dimensões, um poderoso auxiliar de todos os profissionais direta ou indiretamente ligados ao desenho, como Arquitetos, Engenheiros e Desenhadores, facilitando e ganhando muito tempo, em relação ao desenho feito em papel, como antigamente.

 

O ambiente de trabalho é formado por várias regiões que têm variadas funções para a elaboração de um desenho e, a área gráfica, que é o local onde visualizaremos e utilizaremos todos os comandos de construção, visualização e modificação de um desenho.

 

A linha de comando, é a área onde é mostrado o comando que está a ser utilizado e, sem nada escrito na frente, significa que o AutoCAD está à espera de um comando, ou seja, ele está sem nenhum comando, sendo muito importante acostumarmo-nos a olhar sempre para esta região, pois ela mostra o comando que está a ser executado e os parâmetros necessários para concluí-lo.

 

O contador de coordenadas, é o valor numérico da posição do cursor de tela que indicam as coordenadas cartesianas (X,Y) e, o cursor de tela, mostra a posição onde estamos, na área gráfica e assume também outras formas, quando selecciona objetos.

 

Os ícones de atalho, são ícones que podem tornar mais rápido o nosso trabalho, pois poupa-nos de ter que digitar um comando na linha de comando ou de entrarmos no menu de barras para ativá-lo.

 

O menu de barras, é o menu superior, que contém todos os comandos do AutoCAD e, o ícone UCS (Universal Coordinate System – Sistema Universal de Coordenadas), é utilizado para mostrar as coordenadas de trabalho.

 

Ainda vimos que o AutoCAD é composto de dois ambientes de desenho, que são eles, o Model Space (espaço de modelação), onde criamos o nosso desenho sempre em escala real e o Paper Space (espaço de impressão), que é onde criamos o layout para apresentação do nosso desenho.

 

O Tool Pallet, é uma ferramenta que trouxe a versatilidade desta paleta totalmente customizável para aumentar a produtividade e, o Dynamic Input, que fornece uma interface de comando similar à linha de comando, próxima do cursor que ajuda a manter o foco do desenhista na área de trabalho.

 

Os ratos têm funções um pouco diferentes no AutoCAD e o botão do meio (rolante), exerce uma função a mais, que normalmente é o Zoom.

 

Vimos também que o menu de barras é formado por vários separadores, cada um deles contendo comandos do AutoCAD e, é onde se situam grande parte dos comandos que utilizaremos num desenho, o separador File, possui entre outros, comandos de edição para criar, fechar, importar exportar arquivos.

 

O separador Edit, possui comandos de edição e tabulação de desenhos e o separador View, possui comandos de visualização do desenho, como por exemplo, dar um zoom no desenho.

 

O separador Insert, possui comandos de inserção de entidades do AutoCAD ou objetos de outros softwares, o separador Format, configura vários parâmetros de comandos do AutoCAD, o separador Tools, possui ferramentas do AutoCAD e o separador Draw, possui comandos para desenhar no programa AutoCAD.

 

Continuando, o separador Dimension, possui comandos de dimensionamento (criação de cotas), o separador Modify, possui comandos que modificam e constroem desenhos existentes, o separador Window, é um menu para alternância de janelas, posicionamento da tela e fechá-las e, o separador Help, é o menu de ajuda do AutoCAD, que se encontra em inglês.

 

Os ícones de comando são formados por ícones mostrados no AutoCAD e para ativá-los utilizaremos o botão de seleção do rato (esquerdo).

 

Ainda abordámos as funções do teclado que, para mim, a função (F8), foi a mais importante, porque liga e desliga o método de criação de entidades ortogonais (vertical e horizontal).

 

No entanto, a função (F1), ativa o comando de ajuda do AutoCAD, a função (F2), ativa e desativa a tela do AutoCAD Text Window, que na verdade é a linha de comando do AutoCAD, só que ampliado, mostrando mais linhas de comandos no monitor e dentro de uma janela, a função (F3), liga e desliga o sistema automático de deteção de pontos de precisão (osnap), a função (F4), ativa e desativa a mesa digitalizadora, se esta estiver sendo utilizada.

 

E, a função (F5), muda o tipo de perspetiva para desenhos isométricos, a função (F6), liga e desliga o contador de coordenadas, a função (F7), liga e desliga o Grid, que é uma grade de referência, a função (F8), já referida anteriormente, a função (F9), liga e desliga o tabulador Snap, a função (F10), liga e desliga o método de criação polar, (mostrando posições verticais e horizontais na área de trabalho) e, a função (F11), liga e desliga o O Track (Object Snap Tracking), que nos ajuda a desenhar objetos em ângulos específicos ou em relações com outras entidades.

 

Aprendemos comandos, como o (Line), (L-Enter), para criar uma linha, o (Erase), (E-Enter), para apagar uma linha, círculo, ou uma seleção de objetos, o (Undo/Redo), para anular um comando dado erradamente, o (Circle), (C-Enter), para criar circunferências, o (Move), (M-Enter), para mover, o (Copy), (Co-Enter), para copiar, entre muitos outros e, fizemos alguns desenhos que anexo, os meus, a esta reflexão.

 

Acho que, tal como na UFCD-15, esta unidade de formação foi muito importante para o meu enriquecimento cultural e futuramente também para o profissional, como Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos.

 

O formador Tiago Antunes, colocou ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para a nossa aprendizagem das temáticas abordadas nesta UFCD 14 e esteve sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas que pudessem existir entre os formandos, mesmo, com apenas 50 horas dedicadas a esta unidade de formação.

 

A meu ver, acho que para melhorar esta UFCD, bastaria ser aumentada a carga horária da mesma, uma vez que envolve muita matéria sobre Desenho Técnico - Introdução ao CAD, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Os meus Desenhos da UFCD-14 - Paulo Silva.pdf

Primeiros Comandos do AutoCAD - Paulo Silva.docx

Reflexão da 4566 - D.T.-I.C.D.G.G.D. - T.A. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora