Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4565 - Gestão de Projeto

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formadora: Telma Matos

Data: 2/Agosto/2011

Área de Formação: Gestão de Projeto

Denominação/Código: UFCD-4565

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4565

- Projeto.

• Fases de Implementação de um Projeto.

- Ter uma Ideia.

- Analisar o Mercado.

- Legislação e Fiscalidade.

- Custos associados.

- Previsão de Viabilidade Técnico Financeira, de Aproximadamente 5 Anos.

- Gestão Económica de Stock’s.

• Custo Total de uma Encomenda.

• Tipos de Stock.

• Pontos de Encomenda.

- Ferramentas:

• (CT) - Custo Total.

• (Ca) - Custo de Aquisição.

• (Cee) - Custo de Efetivação de uma Encomenda.

• (Cp) - Custo de Posse de Stock.

• (A) - Taxa de Efetivação, (P)- Preço Unitário, (N) - Número de Unidades Consumidas e (R) - Taxa de Posse de Stock.

• (Ne) - Número de Encomendas e (Qe) - Quantidade Económica de Encomendas.

• (Sm) - Stock Médio, (Ss) - Stock de Segurança, (SA) - Stock Ativo, (ST) - Stock Total, Etc...

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações da Formadora.

- Várias Fichas de Trabalho.

- Fotocópias.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e Troca de Experiências Entre Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Não senti grandes dificuldades, durante esta UFCD – (Unidade de Formação de Curta Duração), uma vez que tudo me correu bastante bem até ao final da mesma.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar, Gestão de Projeto, desta unidade de formação nº 13, abordámos diferentes temáticas, no entanto vou apenas referir nesta reflexão, aquelas que pessoalmente acho que serão de maior utilidade para o meu futuro profissional.

 

De entre os temas que foram abordados, destaco as Ferramentas de Gestão Económica de Stock’s, que nos permitem calcular a manutenção de um Stock, através de fórmulas matemáticas para cada uma delas, de uma forma eficaz, que seja o mais barato possível e sobretudo, que não fique esgotado quando for necessário recorrer aos produtos contidos nele, seja para venda/revenda, manutenção de máquinas, ou de um local de trabalho, etc...

 

Das ferramentas descritas acima, interessaram-me mais as que têm a ver com os custos, sejam de Aquisição, Efetivação ou Posse de um Stock, assim como as da manutenção do mesmo, para que não esgote no momento em que necessitamos dos produtos/matérias-primas que existem nele, para que o nosso trabalho, não seja afetado e seja o mais produtivo possível.

 

Estes temas para mim, despertaram-me maior interesse uma vez que acho que serão de grande utilidade para o meu futuro profissional, ou como entidade empregadora, isto, se voltar a trabalhar em algum armazém, ou algo do género.

 

Entretanto, no âmbito desta UFCD 13 – Gestão de Projeto, com um total de 25 horas, tive contato com novas realidades que eu ainda não conhecia e que foram bastante positivas e informativas para o meu conhecimento geral e futuramente para o desenvolvimento da minha profissão, enquanto Técnico Instalador de Painéis Solares Térmicos.

 

A formadora Telma Matos, com 25 horas destinadas a esta UFCD, com a vasta matéria a dar sobre a Gestão de Projeto, com todos os documentos fornecidos, fichas, etc., ainda assim, tentou sempre manter a nossa atenção, deixando inclusivamente tempo disponível para a discussão e troca de experiências entre os formandos, dos temas que foram abordados, mesmo quando nós não estávamos completamente atentos.

 

A realização de várias fichas de trabalho, com os conceitos/temas abordados, foi a meu ver muito enriquecedor, porque permitiu aprofundar os temas propostos pela formadora, nesta UFCD 13.

 

Em conclusão, considero no entanto que é bastante matéria a dar, ou que poderia ser ainda mais aprofundada, para tão pouco tempo disponível, no entanto, acho que entendi bem e, os apontamentos tirados durante as sessões, assim como as fotocópias, explicações da formadora, etc., também me ajudaram na compreensão dos temas.

 

Considero que a formadora Telma Matos, alcançou os objetivos pretendidos sobre esta matéria, mesmo com um horário um pouco reduzido.

 

Avaliando a formadora, tem realmente a nota máxima da minha parte e, se não o fizesse, estaria a mentir.

 

Para melhorar esta UFCD, acho que deveria ser aumentada a carga horária da mesma e isto porque pode vir a ser muito útil e importante para a vida de um trabalhador e/ou entidade empregadora.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Ficha de Avaliação da UFCD-13 - Paulo Silva.pdf

Reflexão da 4565 - G.P. - T.M. - Paulo Silva.docx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora