Voltar Atrás

Reflexão da UFCD-4559 - Pneumática e Hidráulica

 


Informações Técnicas

 

Formando: Paulo Caldeira da Silva

Formador: Miguel Lourenço

Data: 1/Outubro/2011

Área de Formação: Pneumática e Hidráulica

Denominação/Código: UFCD-4559

Curso: EFA-NS - Técnicos de Instalação de Sistemas Solares Térmicos (03) - Sertã

 

O que Aprendi

 

UFCD-4559

- Pneumática.

• Generalidades.

• Ar comprimido.

- Aplicações gerais.

• Produção, tratamento e armazenagem de ar comprimido.

• Instalações de ar comprimido.

• Compressores pneumáticos.

- Classificação e funcionamento.

• Válvulas distribuidoras, reguladoras de caudal, pressostáticas, de segurança, de sequência e outras.

• Atuadores, cilindros e motores.

• Acessórios, (tubagens e ligações, filtros, reservatórios, manómetros, termóstatos, conversores de sinal, arrefecedores e aquecedores).

• Simbologia.

• Circuitos elementares.

- Esquemas funcionais.

• Manutenção e conservação.

- Hidráulica.

• Generalidades.

• Fluidos hidráulicos.

- Tipos e propriedades.

• Bombas hidráulicas.

- Classificação e funcionamento.

• Válvulas distribuidoras, reguladoras de caudal, pressostáticas, de segurança, de sequência e outras.

• Atuadores, cilindros e motores.

• Acessórios, (tubagens e ligações, filtros, reservatórios, manómetros, termóstatos, conversores de sinal, arrefecedores e aquecedores).

• Simbologia.

• Circuitos elementares.

- Esquemas funcionais.

- Manutenção e conservação.

- Entre outros temas e subtemas que foram abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração.

 

Como Aprendi

 

- Explicações do Formador.

- Visualização de Vídeos Práticos de Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos.

- Fotocópias.

- Apresentações do PowerPoint.

- Através de Maquetas com Sistemas Pneumáticos.

- Trabalhos Práticos.

- Pesquisas na Internet.

- Debates e troca de experiências entre os Colegas.

 

Dificuldades Sentidas

 

Senti algumas dificuldades, porque não tinha muitos conhecimentos sobre esta temática, mas com a ajuda do formador Miguel Lourenço e esforço da minha parte, penso ter conseguido adquirir algum conhecimento sobre os temas abordados nesta Unidade de Formação de Curta Duração - Pneumática e Hidráulica.

 

Reflexão

 


Na área disciplinar, Pneumática e Hidráulica, desta Unidade de Formação UFCD 7, com um total de 25 horas, abordámos entre outras temáticas, o ar comprimido e as suas aplicações gerais, a produção, tratamento e armazenagem de ar comprimido com um ou mais reservatórios de ar, as pressões das linhas de consumo, a eliminação da humidade do ar, os compressores pneumáticos, as válvulas distribuidoras, os reguladores de caudal, descritas no Campo {O que aprendi (conteúdos abordados)}, como temáticas principais.

 

Abordámos também, que os cilindros e motores, são os atuadores que realizam as ações, utilizando como fonte de energia o ar comprimido e que podem ser lineares (cilindros), ou rotativos (motores pneumáticos), entre outros.

 

Vimos também, que os acessórios são as tubagens e ligações, filtros de ar, reservatórios, manómetros, termóstatos, conversores de sinal, arrefecedores e aquecedores e que a simbologia é muito importante para a representação e identificação de elementos como, atuadores, válvulas direccionais, de bloqueio e de fluxo, acionamentos musculares, mecânicos, elétricos, etc...

 

Também vimos, que este sistema é muito utilizado por empresas de produção, em que muitas das máquinas são a ar comprimido como por exemplo, um elevador de carros numa oficina.

 

Tivemos uma introdução de como se processa a instalação de um sistema de ar comprimido e que pessoalmente, não achei ser muito complicado.

 

Com algum material trazido pelo formador, pudemos ter um contato real com este sistema e na sequência, explorámos em sala com os restantes colegas, os esquemas funcionais deste tipo de pneumática.

 

E para complementar a matéria, vimos sistemas reais em maquetas como, um portão que funcionava com o ar e uma cancela que abria e fechava, funcionando também, com o ar de um compressor que facultava o ar necessário para trabalharem.

 

Vimos ainda, que a hidráulica é em tudo similar à pneumática com a diferença de que, em vez de trabalhar com ar comprimido, trabalha com fluidos e tem movimentos mais lentos, no entanto tem muito mais força de trabalho.

 

Existe ainda a diferença de que, na pneumática o ar é expelido, depois de ser utilizado e na hidráulica, o fluido é novamente armazenado para ser reutilizado pelo sistema.

 

Apesar das dificuldades sentidas sobretudo no início, penso ter assimilado bem, os conteúdos desta UFCD 7, com a ajuda do formador e com esforço da minha parte.

 

Acho que esta unidade de formação foi muito importante para o meu enriquecimento cultural e futuramente também para o profissional, uma vez que vivemos constantemente rodeados de pneumática e hidráulica no nosso dia-a-dia.

 

O formador Miguel Lourenço, colocou ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para a nossa aprendizagem das temáticas abordadas nesta UFCD 7 e esteve sempre disponível para esclarecer todas as dúvidas que pudessem existir entre os formandos, logo, a minha avaliação continua a ser de, 5 estrelas para o formador.

 

Para melhorar esta UFCD, acho que bastaria ser aumentada a carga horária da mesma, uma vez que envolve muita matéria sobre a pneumática e hidráulica.

 


Clique no Banner (Imagem) seguinte para fazer o Download (Baixar), e depois, fazer a respetiva consulta no seu Computador ou Dispositivo!

 

Clique Aqui, para Fazer o Download do Arquivo ZIP, para Consulta!

 

Ficheiros Incluídos no Arquivo ZIP para Download e Consulta

 

Reflexão da 4559 - P. e H. - M.L. - Paulo Silva.docx

Slide Show de Pneumática - Paulo Silva.ppsx

 


Notas de Rodapé:

 


Atenção

Se utilizar algum texto quer das minhas Reflexões, quer dos meus Documentos que disponho para consulta e/ou download, não se esqueça de que não deve fazer o chamado (Literalmente, Copy-Paste) nos seus próprios documentos para o seu próprio bem!

 

Como deve calcular nenhum Formador ou Professor apoia essa ideia, até porque cada arquivo da autoria de cada um, tem os respetivos Direitos de Autor, utilize nos seus documentos palavras e frases suas, mesmo que utilize a estrutura e as ideias que vos deixo nos meus Arquivos, Textos e Reflexões, Obrigado!

 

Logotipo do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem de Paulo C. Silva

 

 

 

Linha Separadora